Tradutor/Translator

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Revolta!! Saúde pública: A quem recorrer??


Três dias de tosse intensa, tomando ati-gripais, vai trabalhar, tosse cada vez mais intensa, com ansias de vômitos... E ir embora do trabalho para buscar ajuda médica, EIS QUE COMEÇA A SAGA....

Primeira parada: Hospital Regional da Asa norte - HRAN (por volta das 16:30h)

Emergência lotada, depois de passados 10 minutos do preenchimento da ficha de atendimento, pacientes revoltados começam a fazer manifestação contra o atendimento, (ou o NÃO atendimento), há pacientes que esperam desde às 11h da manhã. Após conversa com Policiais Militares e representante do hospital, os mesmos deixam claro que a falta de atendimento é por conta da super lotação do hospital e a falta de servidores para o atendimento, (poucos médicos). Ressalta-se que o hospital tem atendido pacientes de outras cidades, inclusive entorno, que essa também seria a causa da precaridade no atendimento.

Segunda parada: Hospital Regional de Taguatinga - HRT (por volta das 18h)

Há somente um médico atendendo, e mesmo assim somente alguns casos, vi que uma funcionária pediu para a paciente ir para outro local, visto que não poderia fazer o pronto atendimento. Lotado.

Terceira parada: Hospital Regional de Ceilândia - HRC (por volta das 18:30h)

Emergência lotada, o odor próximo ao local de preenchimento das fichas de atendimento é muito forte, informados que naquele horário os médicos estariam chamando os pacientes que estavam aguardando atendimento desde o período da manhã. Guarda infoma que casos de clínica médica tem sido encaminhados para Centros de Saúde, ao ser questionados sobre o funcionamento desses Centros, o mesmo informa que TODOS atendem até as 22h.

Quarta parada: Centro de Saúde na QNL, próximo ao Metrô
Fechado

Quinta parada: Centro de Saúde ao lado do HRT
Fechado

Sexta parada: Centro de Saúde na QNG em Taguatinga
Fechado

Sétima parada: Farmácia
Compra de um xarope e três sachês de chá para a garganta.


Enquanto dessas paradas, foi refletido:

"Tenho que ter mais dinheiro para fazer um plano de saúde..."

O contra dessa reflexão: Já pagamos um horror por um imposto, que, na teoria deveria ser investido em saúde inclusive, deveríamos pagar duas vezes pelo mesmo benefício???

"Aquelas campanhas de NÃO FAÇA A AUTO MEDICAÇÃO, falácia, como querem que não façamos, se não nos dão saída??"

"E a culpa é de quem?? Governo atual?? Governo anterior??? Secretários de Saúde??? Diretores de Hospitais?? A CULPA É DE QUEM??? A QUEM COBRAR????"

Ainda preciso de um diagnóstico, para o tratamento correto, amanhã cedo, recomeço a saga, que esta noite seja mais tranquila....


Sucesso, SAÚDE e paz =D (cof...cof...)

Clique aqui: Como uns dos responsáveis divulgam sobre a questão saúde em seu (nosso) site.

Clique aqui e veja o que o Tribunal de Contas do DF tem divulgado sobre essa questão:

http://www.tc.df.gov.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=766&Itemid=123

Mais fonte:

http://dfsaude.blogspot.com/2009/09/gdf-investe-menos-em-saude-educacao-e.html



Já diz Boris Casoy: "Isso é uma vergonha!"

Um comentário:

  1. Vergonhoso mesmo, educação e saúde que são os quesitos base para se ter uma sociedade estruturada e que estão inclusos nos impostos pagos por nós, são de uma precariedade imensa. Ve se melhora logo para não ter mais uma missão impossível na cidade meu bem. Beijoooooos linda!

    ResponderExcluir