Tradutor/Translator

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Poesia

O Beijo do Hotel de Ville, de Robert Doisneau, em 1950
"O Beijo do Hotel de Ville" é considerada a fotografia mais vendida da história. Já que retrata algo que na época não era normal: casais se beijarem em público.

Acho que já perceberam que gosto de poesias, frases.... =D

Bem, hoje vou postar uma poesia de Olavo Bilac, antes, vou colocar um pouco sobre ele, o bom.. ELE É NOSSO SANGUE!!! rs.. Vamos lá..

"Olavo Bilac (Rio de Janeiro RJ, 1865-1918) começou os cursos de Medicina, no Rio, e Direito, em São Paulo, mas não chegou a concluir nenhuma das faculdades. Em 1884 seu soneto Nero foi publicado na Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro. Em 1887 iniciou carreira de jornalista literário e, em 1888, teve publicado seu primeiro livro, Poesias. Nos anos seguintes, publicaria crônicas, conferências literárias, discursos, livros infantis e didáticos, entre outros. Republicano e nacionalista, escreveu a letra do Hino à Bandeira e fez oposição ao governo de Floriano Peixoto. Foi membro-fundador da Academia Brasileira de Letras, em 1896. Em 1907, foi o primeiro a ser eleito “príncipe dos poetas brasileiros”, pela revista Fon-Fon. De 1915 a 1917, fez campanha cívica nacional pelo serviço militar obrigatório e pela instrução primária. Destaca-se em sua obra poética o livro póstumo Tarde (1919). Parte das crônicas que escreveu em mais de 20 anos de jornalismo está reunida em livros, entre os quais Vossa Insolência (1996). Bilac, autor de alguns dos mais populares poemas brasileiros, é considerado o mais importante de nossos poetas parnasianos. No entanto, para o crítico João Adolfo Hansen, "o mestre do passado, do livro de poesia escrito longe do estéril turbilhão da rua, não será o mesmo mestre do presente, do jornal, a cronicar assuntos cotidianos do Rio, prontinho para intervenções de Agache e a erradicação da plebe rude, expulsa do centro para os morros".

Minha favorita:

"Um beijo
Foste o beijo melhor da minha vida, ou talvez o pior...
Glória e tormento,
contigo à luz subi do firmamento,
contigo fui pela infernal descida!
Morreste, e o meu desejo não te olvida:
queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,
e do teu gosto amargo me alimento,
e rolo-te na boca malferida.

Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,
batismo e extrema-unção, naquele instante
por que, feliz, eu não morri contigo?

Sinto-me o ardor, e o crepitar te escuto,
beijo divino! e anseio delirante,
na perpétua saudade de um minuto.... "

Uma ótima semana à todos!

Sucesso, saúde e paz!! =D

2 comentários:

  1. Poesia! algo que começa a fazer falta em uma sociedade tão egocentrica, cheia de si! e com uma evolução tecnológica tão ascendente de hoje em dia, torna-se cada vez mais esquecida.

    Com relação ao poema: simplesmente belas palavras que refletem um ato tão sublime!
    Tão qual foi a atitude de Judas a trair Cristo?! Beija-lo!
    Maria aos pés da Crus, como age com teu filho ja morto?! Beija teus pés!
    Na cerimonia de casamento, para concretizar o laço agora firmado?! O Noivo beija a noiva!

    Isso mostra que essa alusão treda e inconsequente de "ficar" só traduz o desperdício que o ser humano faz de um ato tão perfeito!

    Adorei essa postagem Day...

    BEju me liga!

    =P

    ResponderExcluir
  2. Que lindo...
    bom seria se os corações se sensibilizassem para apreciar o que é realmente bonito e não banalizar. Um beijo - Um espetáculo, explosão de emoções, tradução última e desesperada de um sentimento!!

    ResponderExcluir